Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quais os alimentos proibidos na gestação?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça os alimentos proibidos na gestação. Veja também dicas sobre o que comer e como agir se houver ingestão acidental.

É importante conhecer os alimentos proibidos na gestação para evitar possíveis riscos à saúde da mãe e do bebê. Certos alimentos podem conter substâncias ou microrganismos que podem ser perigosos durante a gravidez.

Além disso, uma alimentação na gestação que seja pobre em nutrientes e minerais pode comprometer o sistema imunológico, afetar o desenvolvimento cognitivo do feto e elevar o risco de complicações graves.

Considerando esses fatores, vamos explicar quais são os alimentos proibidos na gestação, o que a gestante deve comer e o que fazer em caso de ingestão acidental de alimentos proibidos na gestação. Ficou curiosa? Continue lendo e veja todos os detalhes!

Dr. Alan Hatanaka

Agende sua consulta com o Prof. Dr. Alan Hatanaka!

Quais os alimentos proibidos na gestação?

Há alguns alimentos proibidos na gestação devido à possibilidade de conter substâncias ou microrganismos perigosos para o desenvolvimento do feto.

Conheça a seguir os principais alimentos proibidos na gestação e entenda os motivos para mantê-los fora da dieta.

Peixes com alto teor de mercúrio

Peixes como atum, cavala, peixe-espada e cação apresentam altos níveis de mercúrio, que podem afetar o sistema nervoso do bebê. Para opções mais seguras, prefira peixes com níveis baixos desse metal, como sardinha, truta e arenque.

Queijos com fungos

Queijos como brie, camembert e gorgonzola são de consistência macia e alta umidade, o que facilita a proliferação de bactérias como a Listeria monocytogenes. A contaminação pode resultar em complicações graves, podendo levar a óbito fetal.

Carnes cruas ou malcozidas

Carnes cruas ou malpassadas, como sushis e bifes malcozidos, apresentam risco de contaminação por Toxoplasma ou Listeria. O Toxoplasma pode passar para o bebê através da placenta e atingir o seu sistema nervoso central, possivelmente levando a malformações graves.

Álcool e alimentos com álcool

O consumo de álcool durante a gravidez pode causar problemas graves, como malformações e atrasos no crescimento. O álcool se acumula no organismo do bebê, que não consegue eliminá-lo. Por isso, o consumo da substância é bastante perigoso durante toda a gestação.

Ovos crus ou malcozidos

Ovos crus, muitas vezes usados em receitas caseiras, como maionese ou molhos, podem conter Listeria. Essa bactéria é capaz de provocar infecções severas no bebê e, consequentemente, óbito fetal.

Alimentos ultraprocessados

Alimentos ultraprocessados, como salgadinhos e embutidos, contêm altos níveis de conservantes, gorduras e sódio. Além de prejudicarem a saúde geral, esses alimentos são pobres em nutrientes vitais para o bebê. Se estiverem fora da validade ou malconservados, podem conter Listeria.

O que comer durante a gravidez?

Durante a gravidez, uma alimentação variada e completa é o que garante os nutrientes necessários para a mãe e o bebê.

É importante incluir todos os grupos alimentares nas refeições, como cereais integrais (pão, arroz, massas), carnes magras, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), legumes e verduras frescas.

Na hora de preparar o almoço e o jantar, combinar esses itens com gorduras boas, como o azeite de oliva extra virgem, contribui para uma refeição equilibrada.

Para o café da manhã e o lanche da tarde, opte por pães integrais, queijos magros e laticínios como leite e iogurte. Já na ceia, uma porção de frutas é uma opção leve e nutritiva.

Em situações especiais, como gestação de gêmeos ou deficiências nutricionais, o médico ou nutricionista pode recomendar suplementos para complementar as necessidades específicas da gestante.

O que fazer se eu comer algo proibido sem querer?

Se você consumiu algum dos alimentos proibidos na gestação, não se preocupe. Na maioria das vezes, o consumo acidental de alimentos proibidos na gestação não causa problemas imediatos. Porém, é importante saber quais atitudes tomar, por exemplo:

  • Avalie o tipo de alimento: dependendo da comida, o risco pode ser maior. Carnes malcozidas e laticínios não pasteurizados podem aumentar o risco de infecções. Também há risco de listeriose ao ingerir peixes crus.
  • Observe os sintomas: se você começar a sentir sintomas estranhos, como náuseas fortes, febre, diarreia ou dor abdominal, entre em contato com o seu médico para avaliar a situação;
  • Converse com seu médico: comunique o ocorrido na próxima consulta e esclareça quaisquer dúvidas. Isso é importante para que o profissional acompanhe de perto sua saúde e a de seu filho.

Pequenos deslizes são comuns, por isso é indispensável seguir as orientações médicas. Assim, você evita problemas provenientes do consumo de alimentos proibidos na gestação.

A equipe do Prof. Dr. Alan Hatanaka está aguardando seu contato para iniciar a jornada de uma gravidez saudável e segura.

 

Fontes:

Fiocruz

Ministério da Saúde

Unicef